Avança Ji-Paraná e Secretaria de Planejamento se reúnem para trocar informações sobre o Plano Plurianual (PPA) e Plano Diretor

A união entre setor privado e público vai garantir que a cidade seja planejada e atenda os anseios da população.
Data de publicação: 27/05/2021
Original whatsapp image 2021 05 27 at 16.21.08 %282%29

“Estamos em um momento de discussão e troca de ideias para planejar a cidade para os próximos quatro anos e coincidência ou não, neste ano teremos além do plano plurianual – PPA como também o plano diretor para revisar e adequá-lo”, ressaltou o secretário m. de planejamento Rui Vieira.

É nesta parceria entre setor público e privado, que o Avança Ji-Paraná se coloca à disposição para ajudar o município a elaborar os planos. Durante a reunião, o secretário Rui Vieira fez uma breve apresentação sobre o cronograma das ações e a importância do plano para que o município possa cumprir com as demandas apresentadas em documento.

A diretoria do Avança passa a conhecer a programação do município para realizar o PPA e o Plano Diretor e aproveita para sanar dúvidas perante o processo de elaboração dos planos que iniciam neste mês de maio e seguem até setembro, quando serão entregues para votação na câmara municipal. “É um momento ímpar para nosso município que pela primeira vez empresários e sociedade civil organizada se reúnem junto com o executivo para buscar melhorias para nosso município, a fim de tornar Ji-paraná uma cidade planejada, para que mais empresas possam investir e ampliar a geração de empregos”, frisou Luiz Bernardo, membro da diretoria do Avança Ji-Paraná.

Durante a reunião de alinhamento ficou definido que a secretaria municipal de planejamento irá elaborar um cronograma de reuniões com o Avança Ji-Paraná para que os representantes do grupos temáticos possam apresentar as propostas que foram elaboradas e discutirem a inclusão no Plano diretor e no Plano Plurianual.

Palestra Com Silvio Barros – Ex-prefeito de Maringá

Ainda na quarta-feira (25-05) por videoconferência os integrantes do grupo de Planejamento Urbano do Avança Ji-Paraná juntamente com os técnicos da prefeitura que fazem parte da comissão para revisão do Plano Diretor participaram de uma palestra com o ex-prefeito de Maringá Silvio Barros, cuja apresentação falou do quão importante é o Plano Diretor na preservação do meio ambiente, promoção da qualidade de vida da população e  garantias de desenvolvimento urbano sustentável para a cidade.

Silvio barros é consultor do projeto e acompanhou a criação do Codem em 1996 em Maringá e posteriormente acabou sendo eleito prefeito da cidade em 2005, o que culminou com o empoderamento do conselho e o apoio do poder público para as tomadas de decisões para o pleno desenvolvimento da região. Tanto que, Maringá é considerada pela segunda vez consecutiva a melhor cidade entre as 100 maiores cidades do Brasil e é referência para os mais de quarenta municípios que estão aderindo ao projeto de conselho colaborativo.